A raça foi introduzida no Universo de ST [TOS] no episódio Missão de Misericórdia (nº 26) que se passa no planeta Orgânia.
Uma mistura de fisionomias asiáticas, peles bronzeadas com pelos faciais em estilo mongol, contrastavam bem com o tipo caucasiano e africano típicos dos tripulantes da Enterprise. E era tudo o que o orçamento apertado da produção podia fazer na época.
Isso mudou com A Nova Geração, onde com mais dinheiro foi possível 'atualizar' o status genotípico da raça. A variedade de cristas frontais e protuberâncias temporais nos fez acreditar que eram como 'digitais', tendo os membros das famílias cristas mais semelhantes. Os filmes da franquia continuaram com a estrutura protética.
Um arco da série ENTERPRISE (os episódios Fronteira, Estação Polar 12 e Os Superiores; episódios 80 a 82) explorou a razão para o dilema dos klingons com testas lisas da série clássica. O assunto da crise dos augments, 'melhorados' ou 'superiores', se estende por TOS, em Semente do Espaço (S01E22), Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, e em Além da Escuridão, fazendo assim a ponte entre os dois genótipos.
Várias personagens aqui e ali nos filmes aparecem com testas suavizadas, corroborando para o roteiro de ENT.
Foi em DS9, no episódio A Espada de Kahless (S04E08), que nos mostraram os possíveis ancestrais mitológicos dos Klingons. Reza a lenda que os Fek'lhri foram derrotados pelo grande Kahless somente brandindo seu famoso bat'leth. É de minha opinião que os fek'lhri estão para os klingons assim como os símios estão para a espécie adâmica.
Então, imaginemos o cenário mitológico: lá no começo da evolução em Qo'nos, quando uma cepa primitiva dos fek'lhri eram os 'neanthertals' no planeta, chegam os enviados do Dominion fazendo manipulações genéticas para incrementar a produção dos Jem'Hadares já em andamento. O grupo avançado dos metamorfos não conseguindo seu intento devido a falhas genéticas, largou o experimento de mão e se evadiu. Alguns poucos 'cro-magnons' nativos de Qo'nos, provavelmente da mesma estirpe ou tribo de Kahless O Grande, entram em combate com alguns grupos de fek'lhri já clonados e com selvageria triplicada pelos cientistas do Dominion, vencem e 'salvam' a raça de alterações genéticas artificiais mais profundas. Eis que nasce a lenda de Kahless e sua vitória sobre os fek'lhri.
O design, tanto nos filmes da linha de tempo Kelvin quanto em ST Discovery mostram um design das testas mais harmonioso com o conjunto da fisionomia, diferente das anteriores onde a divisão testa-rosto era óbvia para qualquer bom observador.
Uma ótima resenha analítica das mudanças na maquiagem klingon pode ser lida na EAS : A Evolução das Testas Klingons.
Aqui no blog, segue a lista de modelos em scratch e kit de naves klingon:
o iate imperial Jolgash
o cruzador Ugoth
o encouraçado Tar'Kat
o cargueiro Dahp'laht
o transporte orbital D'vull
a nave pirata FaH'G
o cruzador Doh'rva
a ave de rapina DarGh
Nenhum comentário:
Postar um comentário