When Sci-Fi meets Trash-bashing, Scratch-building, & Graphic Designs!

Painel

Painel
Beauty shot!

25 janeiro 2020

Perfil: KLINGONS

     Os Klingons nas franquias de Star Trek mostraram mais fisionomias que qualquer outra espécie alienígena durante os mais de 50 anos da série. Desde as peles bronzeadas na série clássica até as próteses plásticas e siliconadas das produções modernas. 
      A raça foi introduzida no Universo de ST [TOS] no episódio Missão de Misericórdia (nº 26) que se passa no planeta Orgânia.
     Uma mistura de fisionomias asiáticas, peles bronzeadas com pelos faciais em estilo mongol, contrastavam bem com o tipo caucasiano e africano típicos dos tripulantes da Enterprise. E era tudo o que o orçamento apertado da produção podia fazer na época.



      Isso mudou com A Nova Geração, onde com mais dinheiro foi possível 'atualizar' o status genotípico da raça. A variedade de cristas frontais e protuberâncias temporais nos fez acreditar que eram como 'digitais', tendo os membros das famílias cristas mais semelhantes. Os filmes da franquia continuaram com a estrutura protética.


     Um arco da série ENTERPRISE (os episódios Fronteira, Estação Polar 12 e Os Superiores; episódios 80 a 82) explorou a razão para o dilema dos klingons com testas lisas da série clássica. O assunto da crise dos augments, 'melhorados' ou 'superiores', se estende por TOS, em Semente do Espaço (S01E22), Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan, e em Além da Escuridão, fazendo assim a ponte entre os dois genótipos.
     Várias personagens aqui e ali nos filmes aparecem com testas suavizadas, corroborando para o roteiro de ENT.

     Sendo uma raça guerreira, é fácil imaginar como as testas sulcadas eram usadas em incontáveis marradas e cabeçadas bem em estilo servítico, em confrontos sempre sangrentos durante a evolução da espécie do planeta Q'onos. Pena que as próteses das produções não sustentariam confrontos com marradas, embora eu creio que há duas ou três cenas onde os personagens dão cabeçadas. Dariam cenas incríveis! Ainda bem que pensaram em bat'leths, mek'leths e d'k tahgs.


     Foi em DS9, no episódio A Espada de Kahless (S04E08), que nos mostraram os possíveis ancestrais mitológicos dos Klingons. Reza a lenda que os Fek'lhri foram derrotados pelo grande Kahless somente brandindo seu famoso bat'leth. É de minha opinião que os fek'lhri estão para os klingons assim como os símios estão para a espécie adâmica.


     Em StarTrek Online os Fek'lhri são uma raça belicosa criada pelo Dominion em uma tentativa falha de melhorar os recém-criados Jem'Hadar. A espécie faz parte de um arco narrativo no jogo.
    
     Então, imaginemos o cenário mitológico: lá no começo da evolução em Qo'nos, quando uma cepa primitiva dos fek'lhri eram os 'neanthertals' no planeta, chegam os enviados do Dominion fazendo manipulações genéticas para incrementar a produção dos Jem'Hadares já em andamento. O grupo avançado dos metamorfos não conseguindo seu intento devido a falhas genéticas, largou o experimento de mão e se evadiu. Alguns poucos 'cro-magnons' nativos de Qo'nos, provavelmente da mesma estirpe ou tribo de Kahless O Grande, entram em combate com alguns grupos de fek'lhri já clonados e com selvageria triplicada pelos cientistas do Dominion, vencem e 'salvam' a raça de alterações genéticas artificiais mais profundas. Eis que nasce a lenda de Kahless e sua vitória sobre os fek'lhri. 
  
      O design, tanto nos filmes da linha de tempo Kelvin quanto em ST Discovery mostram um design das testas mais harmonioso com o conjunto da fisionomia, diferente das anteriores onde a divisão testa-rosto era óbvia para qualquer bom observador. 

     Uma ótima resenha analítica das mudanças na maquiagem klingon pode ser lida na EAS : A Evolução das Testas Klingons.

     Aqui no blog, segue a lista de modelos em scratch e kit de naves klingon:


o iate imperial Jolgash 
o cruzador Ugoth 
o encouraçado Tar'Kat 
o cargueiro Dahp'laht
o transporte orbital D'vull 
a nave pirata FaH'G 
o cruzador Doh'rva 
a ave de rapina DarGh




Esse post é parte do projeto Perfis de Espécies em Jornada nas Estrelas.
LCARS interface feita com Microsoft Word e inspirada por LCARS 47 Projects.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Os Tronos de DUNA

  Todos falam sobre o Trono de Ferro de Game of Thrones:      Contudo, a saga expandida de DUNA,de Brian Herbert e Kevin J. Anderson, já com...

Citação

Citação
Quotes

Em Moto Perpétuo

Em Moto Perpétuo

Aos recém chegados.

Aos recém chegados.

Also on Pinterest: my mandalas!

Also on Pinterest: my mandalas!
Me siga no Pinterest se gostas de mandalas!

...and also masks!

...and also masks!
... e se gostas de máscaras!

Drawings on Pinterest and Tumbrl!

Drawings on Pinterest and Tumbrl!
Desenhos variados no Pinterest e no Tumbrl.

Uma tradução das aventuras do Cap. Futuro!

My Work on TUMBRL too.

My Work on TUMBRL too.
Minha página no TUMBRL.