Também chamada de trashbashing.
Mas antes, vamos entender
o que é Modelismo em Escala.
O Modelismo se resume a
miniaturização de qualquer coisa em escala numa tentativa mais ou menos
detalhada da figura original. Praticamente todos os povos da antiguidade usavam
essa técnica para criar figuras de animais, personagens do dia a dia, e seus
deuses.
É um passatempo saudável
e desafiador pois consegue relaxar, incentivar o estudo, a pesquisa histórica, e
desenvolver a habilidade manual.
Os modelos podem ser
estáticos ou impulsionados por motores ou engrenagens. Se divide em algumas
categorias gerais dependendo do objeto a ser representado, sejam meios de transporte
(aeromodelismo, automodelismo, espaçomodelismo, férreomodelismo, modelismo naval
e espacial), construções (maquetes como conhecemos), ou ambientes (mobiliário,
casas de bonecas), e ainda figuras humanas. Também depende do material a ser
utilizado (plástico, resina, papel, madeira, couro, pano). Uma categoria bastante
difundida é a de Militaria, cobrindo praticamente todas as formas de modelismo.
Além dos
objetos em si, pode-se criar dioramas e vinhetas, que são representações de
cenas no tempo desejado.
Então
dentro das modalidades dentro do Modelismo em Escala, temos:
Os Commercial Kits, Kits, ou modelos out-of-the-box,
são chamados assim pois sua montagem utiliza apenas as peças já modeladas
fornecidas pelo fabricante. Um ‘kit’ é um conjunto de peças moldadas de fábrica.
O Kitbashing, se refere à técnica de usar peças de
kits comerciais diferentes, mesclando-as e criando um original.
No Scratchbuilding ocorre a fabricação artesanal de simples peças
para customização, otimização, ou conversão de kits, ou ainda a criação de modelos
inteiros visando um modelo totalmente original ou diferenciado do cânone pretendido.
Ou seja, precisando de uma determinada peça faltosa ou perdida, ou deseje dar
um toque criativo ao modelo, 'fabrica-se uma do zero' - do inglês build one from scratch.
O Junkbashing se refere à técnica de utilizar-se peças e
pedaços de qualquer coisa, inclusive restos de kits, e montar modelos originais, que fogem aos moldes
prontos. O que o artista faz é transformar o objeto que iria para o lixo
normalmente (do inglês JUNK) em uma peça funcional de seu modelo.
Vale apena citar o caso dos botões dos consoles na ponte da
Enterprise A na série clássica. Devido aos constantes orçamentos apertados
utilizados na série, vários botões eram simplesmente balas tipo Halls®,
tipo Freegells®. Um
caso bem extremo de junkbashing.
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